"A partir de agora, mais de um terço das empresas centrais formularam o layout de toda a cadeia industrial, incluindo hidrogênio, armazenamento de hidrogênio, hidrogenação e uso de hidrogênio, e alcançaram vários resultados de pesquisa e desenvolvimento tecnológicos e demonstração". No mês passado, na conferência de imprensa da operação econômica da empresa central, no primeiro semestre de 2021, os dados compartilhados pelo secretário -general da Comissão de Supervisão e Administração de Ativos do Estado e porta -voz do Conselho de Estado atraíram atenção.
Obviamente, afetado por fatores como aumentar a demanda de energia, uma grande quantidade de consumo de combustível fóssil e o rápido aumento na quantidade total de emissões de dióxido de carbono, a energia de hidrogênio se tornou uma parte importante da mudança de energia futura.
As estatísticas mostram que o momento atual do desenvolvimento de energia global de hidrogênio é muito forte.Entre os 27 países que representam cerca de 52%do PIB global, 16 países formularam uma estratégia de energia de hidrogênio e outros países também estão sendo formulados.
Como aplicação nacional de ciência e tecnologia, a vanguarda e o desenvolvimento econômico do desenvolvimento econômico, a indústria automotiva naturalmente se tornou o campo de teste mais amplo para energia de hidrogênio e células de combustível.
Especialmente com o "esforço para atingir os picos de carbono da China em 2030, o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono em 2060" é um dos tópicos mais quentes da indústria automotiva da indústria automotiva.
No entanto, como um veículo elétrico que brotava há muitos anos, a indústria de energia de hidrogênio e células de combustível, que acabara de começar, ainda enfrentava desafios e dificuldades em muitas tecnologias, regulamentos e conscientização do público.
No entanto, o desconhecido Energy Blue Ocean também está cheio de oportunidades.Na China, muitas instituições da indústria, escolas corporativas e equipes empresariais chamaram sua atenção no campo da energia de hidrogênio e das células de combustível e se esforçam para "adicionar lenha e fogo" para esta indústria emergente.
A energia de hidrogênio também tem "canções de gelo e fogo"
Por um longo tempo, a China promoveu vigorosamente o processo de eletrificação no campo de novos veículos de energia, e sua força está liderando o mundo. tadepe jogos grátis
Os dados mostram que, em 2020, o número de veículos elétricos puros no mercado de automóveis chineses excedeu 4 milhões, representando 81,32%do total de novos veículos de energia.
No entanto, embora a produção e as vendas de veículos elétricos puros tenham crescido rapidamente, suas próprias preocupações surgiram gradualmente."Sob as tecnologias existentes, devido à busca excessiva de alta densidade e longa duração da bateria das empresas de carros, alguns acidentes de segurança causaram alguns acidentes de segurança. No pós -mercado, as baterias elétricas também estão enfrentando situações de recuperação sérias e o sistema de reciclagem precisa ser construído. "O analista Liu Zhichao disse.
Essa situação também criou oportunidades para o desenvolvimento de energia de hidrogênio e células de combustível.O "Relatório sobre a tendência futura do desenvolvimento da energia de hidrogênio" divulgada pela Comissão Internacional de Energia de Hidrogênio mostra que, até 2050, a demanda por energia de hidrogênio será 10 vezes a da atual.Espera -se que, até 2030, as vendas anuais de carros globais de passageiros de células de combustível atinjam 10 a 15 milhões.
De acordo com Yu Zhuoping, professor da Escola de Automóvel da Universidade da Tongji, a neutralidade de carbono formou um consenso global e muitos países determinaram um nó de tempo claro.O desenvolvimento da energia de hidrogênio no campo do transporte está promovendo constantemente, especialmente nos campos de caminhões pesados, os veículos de células de combustível serão adotados para se tornar uma importante rota técnica.
"Ao mesmo tempo, o" décimo quarto plano de cinco anos ", lançado em vários lugares, colocou o desenvolvimento de energia de hidrogênio em uma posição importante. Embora a indústria de energia de hidrogênio da China tenha se desenvolvido mais tarde que a Europa, América, Japão e Coréia do Sul, TI desenvolveu -se rapidamente, especialmente em termos de layout da cadeia industrial.
Embora as perspectivas para o desenvolvimento da energia de hidrogênio e das células de combustível sejam brilhantes, a indústria chinesa de veículos de células a combustíveis ainda enfrenta problemas excelentes, como tecnologia principal e componentes -chave, falta de recursos de inovação corporativa e dificuldade na construção de instalações de hidrogenação.
"Por exemplo, papel de carbono, compressor de ar, bomba de circulação de hidrogênio, válvula de garrafa do sistema de armazenamento de hidrogênio e outros materiais e componentes de fabricação de hidrogênio, a China atualmente depende das importações". As células de combustível Zhang Cunman, diretor do Instituto de Poder Composto, sem rodeios. tadepe jogos grátis
Além disso, devido ao vazamento durante o processo de armazenamento e transporte, a segurança e a economia são questões que não podem ser ignoradas no armazenamento e transporte de hidrogênio.Atualmente, as empresas domésticas adotam mais tecnologia de armazenamento e transporte é a tecnologia de armazenamento de hidrogênio de alta pressão e existem riscos de pressão e cobrança.
"Portanto, é necessário acelerar a pesquisa e desenvolvimento de novos tipos de tanques com qualidade de luz, resistência à pressão, alta densidade de armazenamento de hidrogênio e alta segurança, melhorar o mecanismo de armazenamento de hidrogênio relacionado na tecnologia de armazenamento químico de hidrogênio e melhorar a eficiência da Vários tipos de tecnologia de armazenamento de hidrogênio. "Zhang Cunman sugeriu explicar.
"Geralmente, as pessoas costumam equiparar 'novos veículos de energia' com 'veículos elétricos'". combustível alternativo e combustível de substituição, limpeza de combustíveis alternativos e combustíveis de substituição e combustível e combustíveis de reposição e combustíveis de reposição e combustíveis de reposição. As condições nacionais, verdadeiramente eficientes, de baixo carbono, ambientalmente amigáveis e econômicas, são a chave para o desenvolvimento.
Ding Zhongli, acadêmico da Academia Chinesa de Ciências, disse que, ao promover o processo de "neutralidade de carbono", é necessário precisar estar em estrutura de energia, consumo de energia e carbono artificial "três extremos".Ele sugeriu que os departamentos estaduais relevantes deixassem um período de "centenas de disputas" ao determinar o roteiro.
Entre eles, a rota de hidrogênio e células de combustível com metanol como o principal componente é considerada por muitos especialistas e estudiosos do setor como outro avanço no desenvolvimento de energia de hidrogênio e células de combustível em meu país.
"A fonte de metanol é extensa e as matérias -primas de produção são principalmente carvão, gás de forno de coque e gás natural. Até o dióxido de carbono pode coletar metanol regenerativo para obter a reciclagem de recursos. E a estrutura energética do meu país é caracterizada por 'falta de óleo , menos gás, rico carvão '' ', o enorme carvão que pode garantir totalmente a aquisição de metanol e o alto carvão de carvão de carvão extraído em meu país é responsável por mais de 40%.
Portanto, o uso de hidrogênio de energia renovável para preparar o metanol verde com dióxido de carbono para fornecer veículos é uma das maneiras mais eficazes para a indústria automotiva atingir a meta de "carbono duplo".
"Encontre uma tecnologia de células de combustível que não depende das estações de hidrogenação"
A energia de hidrogênio é uma fonte de energia secundária, limpeza verde, cenários de aplicação flexíveis e eficientes e ricos.
A célula de combustível é um dispositivo eficiente de reação de conversão de energia de hidrogênio com alta eficiência de conversão e pode realmente realizar a proteção ambiental verde.No entanto, ao mesmo tempo, a segurança do uso de hidrogênio e hidrogênio sempre foi o foco da indústria.
Nos últimos anos, houve explosões de estações de hidrogenação na Suécia e nos Estados Unidos, permitindo que as pessoas reconheçam o poder e a energia cinética do hidrogênio.Por esse motivo, o limiar técnico de segurança e os requisitos de construção da infraestrutura de hidrogênio continuaram aumentando.Mesmo que o equipamento doméstico seja rapidamente aprofundado, o custo de investimento de uma estação de injeção de hidrogênio de 45MPA ainda excederá 15 a 20 milhões de yuans (excluindo os custos da terra).
Diante de despesas de investimento tão altas e um longo retorno do investimento, embora alguns governos locais tenham fornecido subsídios correspondentes de construção financeira, alguns investidores interessados em energia de hidrogênio ainda são desencorajados, o que, sem dúvida, restringe a promoção da energia de hidrogênio e das células de combustível. universal.
Existe uma tecnologia de células de combustível que não depende de estações de hidrogenação?Em relação a essa questão, o Dr. Li Lei e o co -fundador e gerente geral Liu Ye estão pensando desde o início do negócio.
"No final, decidimos não escolher o hidrogênio de alta pureza como combustível, mas escolher soluções líquidas de hidrocarboneto mais convenientes e fáceis de get. é rico e diversificado, que pode vir da indústria química tradicional.
Ao mesmo tempo, a alta estabilidade e segurança do metanol também são nossa principal preocupação."O desempenho do metanol e do etanol é muito semelhante. Agora, muitos restaurantes de panela quente usam 'bloco de álcool', que usa etanol como matérias -primas. Isso pode ser analogia, e a solução aquática de metanol a 55%é usada como segurança do uso do combustível . "Liu Yan acrescentou. tadepe jogos grátis
Além disso, a temperatura da reação de reorganização de metanol é de cerca de 200 a 300 graus Celsius.A combinação efetiva de energia de hidrogênio através da alta temperatura troca de prótons, a tecnologia de células de combustível pode ser realizada com sucesso pelo "uso" da energia de hidrogênio. Atenda e transforma diretamente a energia elétrica por energia química.
Mais importante, o metanol é líquido à temperatura normal, o que é propício ao armazenamento e transporte.No futuro processo de marketing, não há necessidade de construir uma estação de hidrogenação separada. são adicionados com óleo vaporroconal e metanol.
Em 2012, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação organizou 10 cidades em 5 províncias, incluindo Shanxi, Shaanxi, Xangai, Gansu e Guizhou, para organizar o desenvolvimento e a promoção de carros de metanol.Em 2019, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação propôs as "opiniões orientadoras dos oito departamentos sobre a aplicação da aplicação de veículos de monol em algumas áreas", que mencionaram claramente os produtos dos veículos elétricos de extensão de metanol e veículos de células a combustível de metanol.Em sincronização, o país e as regiões promoveram a melhoria contínua e a melhoria da cadeia industrial de metanol, armazenamento, transporte e injeção. tadepe jogos grátis
"Entende-se que o custo das novas estações de injeção de metanol é de cerca de 1 milhão a 3 milhões de yuans (excluindo os custos da terra), e o custo da retificação nas estações de injeção de metanol é menor, cerca de 500.000 a 800.000 yuan/assento" , "Comparado ao limiar técnico de alta segurança e alto custo de investimento, a viabilidade e a promoção das estações de injeção de metanol são mais fortes".
"Atualmente, a indústria é amplamente utilizada na tecnologia de células de combustível de membrana subonoscópica de baixa temperatura. Seu combustível deve ser hidrogênio de alta pureza e o conteúdo de impurezas como o CO é extremamente baixo e ainda menos de 5-10ppm" Sobre a pesquisa e o desenvolvimento contínuos e a localização das principais tecnologias de células de combustível de membrana de trocação de alta temperatura. da tecnologia on-line de fabricação de hidrogênio.
"Nos últimos anos, muitas empresas domésticas exploraram a tecnologia de células de combustível de membrana de troca de prótons de alta temperatura, mas estão sujeitos a tecnologias -chave -alta temperatura de troca de prótons de membranas de membrana de pilhas de células de combustível e controle de integração de sistemas, mais focados em empresas estrangeiras, como a Sernergy Produtos da empresa e tecnologia, para promoção orientada para a aplicação.
Esse método de cooperação fez com que as empresas domésticas não pudessem entrar em contato com a tecnologia principal.
De acordo com Li Lei, já estudando na Europa em 2003, ele prestou atenção à tecnologia de células de combustível de membrana de troca de prótons de alta temperatura e conduzida em pesquisa e exploração persistente de seus principais materiais -chave, como as membranas de troca de prótons de alta temperatura Continue pesquisas.
"Depois de retornar à China, no processo de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia -chave, encontramos muitos problemas encenados, como materiais -chave, montagem de pilha elétrica, teste de integração de sistemas, etc. Mas, felizmente, temos um grupo de equipe de pesquisa e desenvolvimento Parceira com a visão comum e a obtenção de Lavborg, Inglaterra, o suporte técnico completo da universidade, essas dificuldades superam gradualmente uma a uma. tadepe jogos grátis
Falando sobre esses desafios e dificuldades aparentemente pálidos, Li Lei disse com um sorriso: "Temos sorte".De fato, também se baseia na perseverança e perseverança que o núcleo da pesquisa e desenvolvimento permitiu à equipe central do hidrogênio quebrar o monopólio técnico e as tecnologias principais principais.
De acordo com Liu Ye, atualmente, a criação de Changzhou Hydrogen Energy Technology Co., Ltd. dominou uma série de tecnologias principais principais, incluindo pilhas de bateria de filmes de troca de prótons de alta temperatura e integração de sistema de células a combustível de reorganização de metanol de alta temperatura, tornando -se um dos do metanol de reorganização de metanol, integração, tornando empresas líderes na essência do segmento doméstico
"Nossa empresa desenvolve e fabrica de forma independente 5kW de alta temperatura de reorganização de metanol. de Longcheng Yingcai Enterprises na cidade de Changzhou.
De acordo com o planejamento de mercado da energia de hidrogênio, a tecnologia de células a combustível de hidrogênio com metanol, pois o transportador não deve apenas ser promovido no campo automotivo. Muito espaço para desenvolvimento. tadepe jogos grátis
"As perspectivas futuras de desenvolvimento de energia de hidrogênio e células de combustível estão fora de dúvida. As políticas favoráveis dos governos nacionais e locais também nos tornaram cheios de energia". A escala foi formada uma após a outra.
"A energia de hidrogênio está muito envolvida na cadeia industrial. Como a indústria de baterias de lítio, possui excelentes rotas técnicas com diferentes cenários de aplicação e diferenciados. O mainstream inclui células de combustível de membrana de troca de prótons (também divididos em rotas de alta temperatura e baixa temperatura), Baterias de células a combustível de óxido sólido, etc. Estamos todos trabalhando no "" Liu Ye disse que, seja "de 0 a 1" ou "de 1 a 10", precisamos passo a passo no longo trabalho de pesquisa científica.
Li Lei e Liu Ye acreditam que, com o desenvolvimento da energia de hidrogênio e da tecnologia de células de combustível, a futura energia de hidrogênio promoverá gradualmente a estrutura de consumo de energia da China, desde o combustível fóssil tradicional até o combustível de baixo carbono.Ansioso pelos próximos 10 ou até 20 anos, a China deve entrar na Sociedade de Energia de Hidrogênio, que terá um enorme impacto no sistema de energia, economia nacional, vida individual e social.
China Youth Daily · Zhongqing.com Repórter Zhang Zhenqi Fonte: China Youth Daily
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